quarta-feira, 25 de março de 2015

Mulher, adolescente, sob tutela do estado: a história de uma açãozinha

A menina adolescente moradora de abrigos acumula estigmas: sofre os efeitos do machismo, da falta de apoio\políticas públicas para adolescentes e das incertezas que significam estar sob tutela do Estado.

A situação dos abrigos brasileiros, em geral, é precária. As moradoras, cujas idades variam de poucos meses a 18 anos, estão institucionalizadas por razões diferentes e inúmeras.  Enfrentam desafios junto aos funcionários e funcionárias que lutam cotidianamente por melhorias. Uma dessas dificuldades - que pode parecer secundária para algumas pessoas - reside no fato de que, sem condições para serem autônomas financeiramente e sem recursos para obter objetos de consumo, essas meninas vestem o que dá.  Nem sempre o que escolheram, ou o que melhor expressa como gostariam de ser vistas. 

Refletindo sobre tais pontos surgiu uma ação: uma pequena doação de roupas para um grupo de meninas abrigadas em Bauru. Eu a disparei: propus que os amigos do facebook separassem as peças e as busquei em suas casas. Até aí, corriqueiro.

Mas quando fui separar as roupas por categorias, desvirar as que estavam do avesso e dobrá-las, percebi algo muito interessante: eram peças incríveis. Peças notavelmente bem cuidadas, cheirosas, algumas com etiquetas. Peças de todos os tamanhos e jeitos, estilos, e grande parte delas certamente ainda seria usada por suas donas.

Sapatos, pulseiras, bolsas também entraram na dança, assim como sutiãs, biquínis e calcinhas. As doadoras separaram carinhosamente aquilo que doaram, o que me surpreendeu.
Surpreendeu porque eu costumava ver a doação como meio de "passar pra frente" o que "não serve mais". Mas minhas parceiras de campanha não, elas viram como algo muito mais profundo.

Então, este é um pequeno post de agradecimento: pelas 21 meninas, que certamente gostaram das roupas novas, e por mostrarem que carinho e cuidado cabem em todos os lugares.

Abaixo, fotos da ação, e de algumas peças.


479 peças no total sendo dobradinhas e organizadas.
09 camisetes, 02 camisas, 02 coletes, 08 pares de sapatilhas, 02 cachecóis, 02 sandálias, 05 cintos, 01 edredron, 02 bolsas, 01 porta-jóias, 11 pulseiras, 03 tiaras, 03 anéis, 01 colar, 01 par de chinelo, 03 blazers, 02 bolsas de pano, 14 shorts, 14 saias, 03 calcinhas, 08 sutiãs, 05 conjuntos de biquínis, 2 macacões, 11 vestidos, 02 jaquetas, 16 calças e 155 blusas. E muita boa vontade! 

Apaixonantes! 


*.*


Muitas ideias...









Gratidão à Isabela Santilli e sua amiga Raissa Moraes, Kele Silva, Maira Bittar Galdi, Ana Carolina, Ana Claudia Bortolozzi (Cau) e suas filhas Bruna e Beá, Celina Adreila e Isabela Florindo
Gratidão à minha mãe Silvia e minha irmã Aninha que me ensinaram que doar e receber deve ser algo natural, e ao Lucas que além de fotógrafo, motorista e companheiro, deu uma baita ajuda pra levar tudo pro abrigo. E, claro, à Flávia, psicóloga admirável que fez fermentar a ideia inicial. Juntos e juntas vamos conquistando com nossas pequenas açõezinhas :)